O Presidente do Governo afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o arranque da obra de construção do Centro de Apoio à Deficiência, que representa um investimento superior a quatro milhões de euros, constitui “mais uma pedra na construção dos Açores como uma Região solidária”.
“Este ato é mais uma pedra na construção de uma Região solidária, que se preocupa com aqueles que têm condições diferentes para se afirmarem como cidadãos Açorianos de pleno direito”, salientou Vasco Cordeiro.
O Presidente do Governo falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de requalificação de um edifício na cidade de Ponta Delgada onde será instalado o Centro de Apoio à Deficiência das instituições Aurora Social e Associação Portuguesa de Perturbações do Desenvolvimento e Autismo dos Açores.
Dirigindo-se aos utentes e às suas famílias, Vasco Cordeiro salientou que este investimento marca, assim, aquilo que os Açores são, uma “Região solidária, em que que cada um de nós se sente – e deve se sentir – responsável por aquele que está ao nosso lado, o que, em muitos casos, faz a diferença para melhor”.
“Temos tido a felicidade, ao longo dos anos, de termos sido capazes, com todas as dificuldades que esses processos têm, de olharmos e sentirmo-nos responsáveis por aqueles que estão ao nosso lado”, sublinhou o Presidente do Governo.
Com este investimento, o Centro de Atendimento da APPDA e o Centro de Atividades Ocupacionais da Aurora Social passarão a ter uma capacidade para 40 utentes cada, criando-se também espaços promover a sua cidadania e integração social e profissional.
Neste primeiro dia da visita do Governo a São Miguel, Vasco Cordeiro inaugurou também os reservatórios de abastecimento de água à agricultura do Cogumbreiro e do Touril-Roça Brava, no concelho do Nordeste, que constituem mais uma evidência do “investimento reprodutivo e qualificador que o Governo dos Açores tem vindo a fazer, não apenas em São Miguel, mas em toda a Região, para fortalecer o setor agrícola”.
“Neste caso concreto, a construção destes dois reservatórios, com capacidade total para 400 m3, representou um investimento de cerca de 100 mil euros que vai beneficiar meia centena de explorações agrícolas, com uma área total de quase 350 hectares”, sublinhou.
Segundo o Presidente do Governo, este tipo de investimento demonstra que o Governo está desperto “para uma realidade cada vez mais presente, que tem a ver com as alterações climáticas”, intervindo ao nível do armazenamento de água nas várias ilhas da Região.
Além disso, trata-se de criar as condições para que as explorações agrícolas da Região possam, cada vez mais, fazer um trajeto de reforço da sua competitividade, o que é também assegurado com os investimentos que têm sido realizados nas áreas dos acessos e da eletrificação, assegurou Vasco Cordeiro.
GaCS/PC